top of page

Depois de estiagem, chuvas esparsas

devolvem volume à represa da Copasa

Publicado em 02/03/15, do Diário de Teófilo Otoni

TEÓFILO OTONI – A chuva registrada nos últimos dias provocou uma rápida mudança no cenário dos municípios situados na região Norte/Nordeste do Estado. A população da zona rural, que antes sofria com a estiagem e a falta de água, agora comemora, após os dias chuvosos. Com as chuvas recentes, em alguns locais da Avenida Luiz Boali, uma das principais vias da cidade, o nível da água chegou a poucos centímetros da borda do canal do Rio Todos os Santos. Mas a barragem evitou que o canal transbordasse e inundasse vários bairros da região central da cidade.

 

O índice pluviométrico de Teófilo Otoni, referente aos meses de janeiro e fevereiro deste ano, alcançou a marca de 30,4 mm, com chuvas, principalmente no dia 05 de fevereiro, com 18,4 mm.

 

Rios, açudes, e, principalmente as barragens estão transbordando em diversos municípios da região. Em Teófilo Otoni, por exemplo, a barragem Aécio Ferreira Cunha, empreendimento localizado estrategicamente no Rio Todos os Santos, na Cabeceira de São Pedro já registra um grande acúmulo de água. Nas duas últimas semanas, o nível na parede subiu consideravelmente, graças as chuvas registradas no último mês. A barragem tem uma área inundada de 128 hectares e tem por objetivo aumentar a oferta de água para a população, nos próximos 50 anos.

 

Isto significa um abastecimento regularizado, mesmo nos períodos de estiagem prolongada. E nos dias de chuva, a barragem poderá contribuir para diminuir o risco de enchentes, no caso de ocorrerem chuvas intensas e prolongadas quando o reservatório da barragem ainda não estiver cheio.

Conheça produtos do VOXMart:

bottom of page